O Centro de Atendimento Gjoevik é uma instituição para solicitantes de asilo que são menores de idade. O centro oferece abrigo e segurança para os imigrantes menores de 15 anos e ajuda aqueles que estão lutando com experiências traumáticas de fome e conflitos em todo o mundo. Nossa tarefa era criar um refúgio para as crianças que também poderia servir como um lugar para atividades significativas em suas vidas diárias.
Propusemos um arboreto – um pequeno jardim de árvores, que foram especialmente selecionadas de todos os continentes habitáveis do mundo. A ideia era estabelecer uma conexão entre as diferentes geografias – aquelas que as crianças carregam dentro de si, como as memórias de seus países de origem e sua nova localização na encosta com vista para o belo lago Mjoesa. As árvores se tornam, assim, a ligação física que simboliza não só a vida e crescimento em um novo solo, mas também proporcionam às crianças e aos funcionários a atividade positiva do cultivo do meio ambiente.
A arquitetura do arboreto é baseada em um mapa do mundo, que foi derivado a partir de um modelo triangular da terra. Este modelo foi desenvolvido na década de 1950 para criar a representação mais precisa do globo terrestre. O mapa mostra os continentes em uma fileira, uma após a outra e faz uma associação de como as pessoas em todo o mundo e as suas culturas estão ligados entre si em uma longa cadeia contínua. Isto ensina-nos como o pequeno é uma parte de um todo maior e como o indivíduo desempenha um papel no mundo que nos rodeia.
Para criar boas condições de crescimento para as árvores, propusemos uma série de para-brisas de madeira. Eles criam um melhor microclima e, consequentemente, um bom abrigo contra o vento para os moradores do centro de atendimento. Bancos de madeira também vão permitir que as pessoas se estabeleçam por um tempo mais curto ou mais longo, seja para apreciar as qualidades do lugar, ou para encontrar um pedaço de espírito em um mundo difícil.
- Cliente: Public Construction and Property Management (Statsbygg), Tommy Pedersen
- Usuário: Gjøvik Care Centre
- Representante do usuário: Norwegian Directorate for Children, Youth and Family Affairs (Bufetat), Anne-Beth Brekke, Geir Rune Nyhus and Kai Børresen
- Curador: Public Art Norway (KORO), Mette Kvandal and Per Henrik Svalastog